Recent Changes - Search:

Portal Rádio Livre


Encontros de Rádios Livres


Próximo Encontro


Encontros Passados:


Sobre o Wiki


Copyright (c) Rizoma de Rádios Livres

editar

.

EncontroFevereiro2008

English page | Sitio en Español

Este é o wiki criado para a organização do(s) Encontro(s) de Rádios Livres organizados pela Rede de Rádios Livres / Projeto Orelha. Se você tiver alguma dúvida ou quiser entrar em contato, escreva para radiolivre@freelists.org


PróXimO EnCoNtRo: Campinas 2008 -- 1 à 6 DE FEVEREIRO


Vamos fazer e ouvir rádio livre o tempo todo, acampando ao redor da Muda, decretando a praça do ciclo básico zona liberada para propostas e ações diversas!

Pretendamos que encontros aconteçam em programas, e programas aconteçam no encontro.

Simultaneamente o Carnaval de Barão Geraldo vai estar pegando fogo, com seus blocos tradicionais e folias para todos os estilos...

A TV Piolho, canal 20 UHF, também participará do encontro: TV LIVRE!

No geral, o próprio encontro vai ser um experimento de recombinações, de diferentes maneiras de se relacionar com o espaço, o tempo, o ambiente, o espectro eletro-magnético, a eletricidade, os transistors, bits, circuitos, água, sol, fogo, terra, corpos em geral...

A proposta é que a gestão de todos os aspectos de nossa experiência em conjunto seja compartilhada por todos os participantes : rangos, moradias, banheiros, lixo, programaçÃo, rádio, doideras, carnaval. Baixe e imprima o Manual de Operações para saber quais são os instrumentos, dispositivos e ferramentas úteis e necessárias para sobreviver no Encontro.

*GradeDoEncontro : A grade de horários está em aberto para ser preenchida com propostas de atividades. A idéia é que os debates, oficinas e demais tipos de comunicações sejam realizados no estúdio para serem transmitidos. GRADE DA RÁDIO=GRADE DO ENCONTRO . traga seu radinho, walkman, ipobre, orelhinha, microsystem...

Manifesto-devaneio Inaugural +++ Corres que precisam ser feitos

PROPOSTA DE PROGRAMAÇÃO em DESENVOLVIMENTO : INTERFIRA, COLABORE

(:toc:)

CHAMAR PESSOALMENTE AS RÁDIOS :

e não apenas na lista do rádio livre, pra que confirmem presença e saibam do encontro. Podemos fazer isso individualmente e ir informando a lista da muda. pode ser por e-mail, ou telefone, por contatos que cada um tem. Isso é muito importante para a divulgação do encontro.

Oficina de minitransmissor :

O material para 20 minitransmissores já está comprado. Compramos também 4 ferros de solda e um tubo de solda. Quem puder, leve ferros de solda (e base), solda e alicates de corte.

Falta uma cola super-bonder!

Manual do Mini Transmissor FM aqui

Transmissões : Grade de programação=grade do encontro

prática : estúdio interno e estúdio externo a ser montado debaixo do espaço da lona, espaço ´protegido da chuva e do sol ( que pode ser no teatro de arena, caso coloquemos uma lona lá)

A proposta é que toda atividade seja passível de ser transmitida, dentro do estúdio interno ou se preferir ( caso haja a participação de um número de pessoas que não caiba no estúdio), no estúdio externo, que pode ser conectado com o estúdio interno com um cabo ou pode transmitir em um potência menor ( o transmissor reserva) e o estúdio interno retransmite o sinal.

Por exemplo, a oficina de mini transmissa, porque não ser transmitida?

A idéia é que o encontro seja um fazer de rádio constante. então, pode-se propor uma discussão sobre um tema, aí quem quiser participar, vai pro debate ao vivo. Ou se for um tema a ser apresentado para as pessoas, como uma aula, uma exposição, aí expõe ao vivo. Teremos os rádios receptores trazidos espalhados pelos locais que estaremos, e as pessoas sintonizam na muda, no encontro. de repente se interessam, e vão até o estúdio opinar.

A grade pode ir sendo preenchida em janeiro, mas tb estará aberta durante o encontro, não só para agendamentos de programas, mas para intervenções espontâneas, que podem vir a alterar a programação, quando devidamente acordado entre todos. Vamos reservar tb horários para programas coletivos, sem temas pre-definidos, para que abriguem idéias espontâneas, ou que apenas estimulem programas coletivos que não tenham sido previamente definidos.

grupos e movimentos convidados para fazerem atividades radiofônicas e participarem:

Moleca- Movimento Lésbico de Campinas )
Elesbão- Ocupação cultural
Flaskô- Fábrica ocupada por trabalhadores e Sumaré ( chico)
Assentamento rural de Sumaré (dani)
Rádio Filó - rádio livre criada dentro de uma escola estadual de segundo grau na ZL de Sampa, são Miguel Paulista

Arrastão de streaming

antes de confirmar com as rádios, é preciso agilizar a internet no estúdio. Juba e ratitu

Troca de x-treaming

 
Grupos/Rádios que podemos intercambiar :
Rádios do México
Rádios da Croácia
Rádio Canut - Lyon (França) Programa Chuta o Balde - confirmado
Carnaval Revolução- confirmar com a organização- juba

Projeções diversas :

material trazido pelas rádios e indivíduos- não apenas de rádio.

rádio arte com projeções concomitantes arranjar um projetor- se não tiver, podemos alugar

TV Piolho

Especial Rádios Livres - 1 dia de transmissão de TV, e tudo de bom (rango e festa).

A TV Piolho, em homenagem as rádios livres, vai dedicar um domingo da sua programação - de tarde até a noite - para discutir o tema no ar, ao vivo. Com direito a churrasquinho na lage da emissora. Traga o seufilme sobre rádio livre (não vale trazer "uma onda no ar", heim!)

Além disso, idéia: troca de dados com a piolho ao vivo. duas equipes: imagem da Tv Piolho e áudio da rádio Muda. Captamos a imagem da tv piolho e projetamos junto com o áudio da/na muda.

Falta descolar a antena pra sintonizar a piolho na muda (juba e walter em sampa)

Bloco rádio livre no carnaval de Barão

Bloco Lixo. rádio, carnaval e reciclagem. Há uma idéia vaga: vista um saco de lixo como a roupa do bloco, e grude o lixo da rua na sua fantasia, ao longo das ruas. A idéia é reciclar!! O bloco levará alguns radiozinhos na mão sintonizados no estúdio da praça e no estúdio da muda.

MudaMóvel - veículo avançado de comunicação livre - estará presente !!! Transmissão itinerante ??? (isso precisa ser resolvido tecnicamente - proposta para oficina de minitransmissores, que então seria antes do desfile: definir os dias de ambos)

precisamos de uma equipe para re-equipar o muda móvel (buzinas, radinho de pilhas, guarda-chuva, forro interno... transmissor + antena novo modelo 2008 ???)

Transmissão na praça de barão :

na tarde antes de sair o bloco- estudio ao ar livre, entrevistando os transeuntes, participações, debates.divulgando idéias. retransmitir pra muda

Temas a serem debatidos nos rádios programas :

(vamos sugerindo ao longo de janeiro)

  • O que é "livre" do rádio livre?
  • Rádio digital e TV digital

COZINHA :

Forna de pizza: a ser construído no fim de semana antes do encontro. Muda irá bancar a compra de material. Pesquisa de preços e contato com quem sabe fazer o forno: Paulinha.

O forno de pizza será complementado por pequenos fogões a gás e tb por um fogão a lenha, que he muito mais fácil de montar. basta isolar dentro de uma área de tijolos, a lenha. Precisamos juntar lenha em janeiro para levar pro encontro.

futebol-Torneio radiofônico.

Fazer camisetas para o Encontro

Podemos usar a imagem do cartaz e adicionar outras coisas como: "rádio muda", ou "receita de rádio livre" ou "rádios livres". Vamos delegar o serviço dessa vez, em vez de usar stencil, comrar camisetas e fazer na gráfica. podemos vender depois, pelo preço de custo, ou um pouquinho a mais pra ajudar com o encontro.

Mas isso não impede que façamos estêncils - afinal, faça vc mesmo ;)

Bate Papo Sobre a Administração do Site

Um bate papo de pessoas que já administram o site com aqueles que querem começar a ajudar ;)

zineS da muda pra distribuir :

já está sendo feito. mandem textos, imagens, etc pra Dani. ou faça seu próprio zine e distribua no encontro!

Balada:

terça a noite.a ser organizada por juba e ratitu

Carona Solidária:

Quem estiver indo de São Paulo para Campinas e vice versa de carro deixa aqui a data que está indo assim se tiver alguém interessado se divide as despesas

- Foz - precisa de carona para campinas no dia 3 (mas avalio outras propostas =P)

- Foz para voltar para Sampa no dia 06

- Drebs vai de carro dia 2, com 2 lugares sobrando. Ainda nao sei que dia volto.


iNFRA :

1)acomodações : \\ acomodações: acampamento em volta da muda; área seca com lona para os sem-barraca; barracas a la MST; salas no ifch para os sem barraca ( chico)

2) banheiros e chuveiros :
Banheiros- confirmar com ifch ( dani). chuveiros- instalar no ifch, na saída pra chuveiro já existente ( nos comprometendo com a manutenção dos banheiros), ou usar mangueira perto da muda. disponibilidar chuveiros nas casas tb- caso as pessoas não se sintam a vontade em tomar banho de ducha com os outros. e caso o banheiro no ifch não dê certo.

3)comida :
Comida- 2 fogõezinhos de duas bocas ( juba , ratitu- MAIS ALGUÉM TEM?)

          BOTIJÕES GÁS
          grelhas
          mangueira pra trazer água do extintor PB
          Panelas? Garfo/facas?? Tragam canecas, pratos e talheres para uso próprio.

Encomendar comida do Trocas Verdes, diretamente dos produtores (chico, jú e mi).

LOGISTICA DO RANGO : antes do encontro, a muda faz a encomenda de acordo com um número aproximado de participantes. vamos montar um cozinha e revezar grupos para cozinhar. calculamos o valor pro refeição, e a pessoa deposita esse valor a cada vez que comer uma refeição.

4)lousa :
onde cada um possa "marcar" outros encontros nas várias rádios e espaços na praça do cliclo básico. Cartolina, escrever no teatro de arena (paulinha).


Edit - History - Print - Recent Changes - Search
Page last modified on June 14, 2009, at 07:22 PM