Recent Changes - Search:

Portal Rádio Livre


Encontros de Rádios Livres


Próximo Encontro


Encontros Passados:


Sobre o Wiki


Copyright (c) Rizoma de Rádios Livres

editar

.

Funcionamento

Sistemas em funcionamento no Portal radiolivre.org

O portal radiolivre.org é um sítio automatizado. Isso significa que ele possui um banco de dados e um "motorzinho", permitindo que a publicação e distribuição automatizada de conteúdo. O software que o portal utiliza é o Drupal (link alternativo) (veja aqui como instalar um drupal).

O radiolivre foi instalado com uma versão bem antiga desse software (mais ou menos na virada de 2002 pra 2003) e foi atualizado desde então para versões mais recentes.

O drupal é um sistema de publicação com as seguintes características importantes para nosso projeto:

  • possui um sistema de usuários
  • é totalmente modular: significa que podemos adicionar novas funcionalidades ao sistema sem precisa mexer em todo o software
  • foi desenvolvido pensando em sites para comunidades
  • possui um sistema de taxonomia (categorização) do conteúdo que pode ser facilmente modificado; a categorização permite inclusive que sejam mantidos subtópicos.

A configuração usada no portal é bastante intrincada mas isso não quer dizer que ela é difícil: simplesmente uma funcionalidade depende da configuração

Tipos de publicação

O sítio atualmente funciona através da publicação aberta, permitindo as seguintes adições (vale lembrar que praticamente tudo pode ser configurado para assumir outros comportamentos):

A maioria desses tipos de publicação pode ser adicionada sem que um usuário seja usado (publicação anônima). Apenas os artigos e páginas estáticas são listados na coluna da esquerda da página inicial.

Todos esses tipos de publicação (menos playlist e áudio) estão sujeitas a um filtro anti-spam.

Categorização

Veja em Categorias.

Módulos utilizados

Fora os tipos de publicação, temos os seguintes módulos rodando:

Esta lista de módulos utilizados pode não ser a mais atual. Verifique com algum/a administrador do sítio qual é a lista de módulos atualmente usada.

Interface com email

Além do "subscriptions" e o "notify", existe um email, requisicoes arroba radiolivre.org que recebe mensagens de erro de contas de usuário e que pode ser utilizada para que os usuários entrem em contato com seres humanos na hora de requisitar algo (retirada de conteúdo e arrumar o email na conta de um usuário, por exemplo). Essa caixa postal na verdade é um redirecionamento para a lista de discussão fechada de nome requisicoes arroba listas.radiolivre.org.

Clipping

Clipping recebido

O radiolivre.org recebe, através de RSS, notícias de outros sítios: http://www.radiolivre.org/aggregator. Isso também pode ser utilizado para receber podcasts e num futuro próximo pode ser usado na rádio de publicação aberta.

As fontes de notícias podem ser agrupadas em um sistema de categorias (diferente do sistema de taxonomia acima citado) e exibidas arbitrariamente em vários locais do sítio, a partir de onde podem ser transformadas em entradas de blog com apenas dois cliques!

Clipping gerado

São várias as fontes de clipping do sítio. A fonte geral do site, que agrega todas as publicações da página inicial, é acessível a partir de http://www.radiolivre.org/rss.xml

Cada seção também possui seu próprio RSS. Por exemplo:

Webradio de publicação aberta

Mais ou menos no fim de 2004 foi criado um pequeno script que joga aleatoriamente todo o áudio publicado no site numa webrádio.

Visual do sítio

O drupal usa "temas" e por isso um tema novo pode ser desenvolvido enquanto o atual é utilizado.

Banner das rádios

Os banners de várias rádios são exibidos no topo da página e na coluna ao lado. São mais de 40 projetos listados, mas só aparecem 4 por vez. Existem ainda duas páginas que exibem todos os banners: http://www.radiolivre.org/node/400 e http://www.radiolivre.org/node/401.

Integração com a lista de discussão

O site e a lista de discussão são instâncias isoladas uma da outra. Muitas discussões que acontecem na lista jamais aparecem no site e vice-versa. Existe uma integração de ambos locais através de um sistema

Integração com este wiki

A integração com este wiki se dá através da categoria http://www.radiolivre.org/aggregator/categories/5, cujo bloco faz parte da coluna da direita do sítio.

Edit - History - Print - Recent Changes - Search
Page last modified on March 06, 2007, at 01:15 PM